Nós utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Perfil Profissional e Mercado de Trabalho

A FAOSC se compromete com o desenvolvimento profissional e a expansão do conhecimento acadêmico e, deste modo, desenvolve  Programa de  2ª Licenciatura  para Licenciados, Bacharéis e Tecnólogos. 

A 2ª Licenciatura FAOSC é autorizada pelo MEC (Ministério da Educação) através da RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 2, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2019, que institui no Capítulo VI, Art. 19 ao 20 e, Capítulo VII, Art. 21, autorização através da credencial institucional de licenciatura Reconhecido pela Portaria Ministerial nº- 917, de 27.11.15 – D.O.U. nº 228, de 30.11.15, Seção 1. Sob estas prerrogativas, a 2ª Licenciatura FAOSC atua em 02(duas) linhas:

1) Linha da 2ª Licenciatura para portadores de licenciatura: Profissionais titulados com licenciatura podem solicitar a segunda licenciatura cursando a carga horária mínima de 800 a 1.400 horas dependendo do curso escolhido. A FAOSC oferta os seguintes cursos:  Educação Especial; Arte e Educação; Matemática 1º a 9º; História; Geografia; Ciências Biológicas; Letras-Português. 

2) Linha R2 portadores de Bacharelado e Tecnólogo: Profissionais titulados na área do bacharelado e tecnólogo podem através da Resolução 2, de 20 de dezembro de 2019, Capítulo VII, Art. 21, realizar a formação pedagógica de 800 a 1.400 horas, dependendo do Projeto Pedagógico do cursos escolhido para adquirir complementação de horas para licenciatura específica ou geral, possibilitando o exercício da docência dentro da área do bacharelado e do tecnólogo nos ambientes escolares em seus diversos níveis. 

O Programa de 2ª Licenciatura FAOSC está preparado ao imediato início das aulas de forma presencial e remota, bem como admite a personalização de aulas semanalmente ou as sextas a noite e sábados matutino e vespertino. O desejo da FAOSC é ofertar cursos que qualifiquem os profissionais nas dimensões prática e teórica, tornando-os aptos para imediato exercício da docência em novos componentes curriculares e/ou ingresso na docência. 

Matricule-se no botão acima e/ou no botão Quero Estudar, escolha a opção 2ª Licenciatura e descreva no texto qual curso do Programa é do interesse. Ainda, os estudantes interessados podem entrar em contato pelos telefones contidos no site.


Matriz Curricular

O Programa de 2ª Licenciatura FAOSC apresenta grade individual em cada curso disponível que, personaliza-se através da validação dos componentes. Informações sobre o curso podem ser recebidos consultando a Coordenação de Curso. 


Coordenação

A Coordenação do Programa de 2ª Licenciatura FAOSC está vinculada a Coordenação do Curso de Pedagogia FAOSC. A Coordenação é responsável por organizar o processo de formação estudantil em concordância com as normas da legislação vigente. O Coordenador de curso organiza o calendário acadêmico do curso e articula os eventos e processos de pesquisa e qualificação docente para melhorar o desempenho da formação dos estudantes FAOSC. Todas as questões relevantes ao curso são de incumbência deste profissional, bem como o Coordenador é a mediação entre a Faculdade e o Estudante.

Coordenadora da 2ª Licenciatura e R2: Profa. Ani Joseli O. da Silva
E-mail: coordenacao.ped@faosc.edu.br

Síntese do curso

Curso apresenta ampliação da carga horária já existente na Licenciatura, Bacharelado e Tecnólogo, possibilitando novo exercício profissional.