A FAOSC – Faculdade do Oeste de Santa Catarina corresponde ao nome fantasia da Faculdade Regional Palmitos, instituição cuja a mantenedora é a Sociedade Educacional Palmitos. A Sociedade Educacional Palmitos enquanto mantenedora da FAOSC é entidade educacional, que segundo o Ministério da Educação – MEC, consiste em pessoa jurídica com atribuição de manter a Faculdade operacional e mantida as necessidades financeiras, estruturais e de recursos humanos. A mantenedora assegura o desenvolvimento das atividades acadêmicas de Ensino, Pesquisa e Extensão, seja em nível de graduação ou pós-graduação. 

A FAOSC enquanto instituição de Ensino Superior apresenta qualidade de ensino reconhecida no Oeste de Santa Catarina a partir da experiência da comunidade estudantil de Palmitos/SC e região. Na trajetória histórica a FAOSC renova o espaço da antiga Faculdade Santa Rita Palmitos, substituindo não somente o nome, mas a Equipe Técnica, Direção Geral e Acadêmica e Coordenações de Curso. 

A FAOSC a partir de 2021, encontra-se sobre nova Direção que dentre seus objetivos prima zelar por qualidade, efetividade e fidelidade estudantil do Berçário a Pós-Graduação, uma vez que possui Colégio, Graduação e Pós-Graduação. 

A FAOSC está credenciada pela portaria MEC n0 222, de 12/03/2009 (D.O.U n0 50, de 16/03/2009, Seção 1), Recredenciada Portaria MEC n0 947, de 11/11/2020, e apresenta como prerrogativas:

MISSÃO
Promover a Educação em nível Escolar, Graduação e Pós-Graduação Lato Sensu com excelência e comprometida em qualificar educandos e profissionais nas dimensões humana, técnica e conceitual com vistas ao desenvolvimento intelectual, econômico e social catarinense. 

VISÃO
Ser reconhecida como Instituição de Ensino referência nos níveis que atende e indutora de excelência na formação/qualificação educacional e profissional no Oeste de Santa Catarina.

VALORES
Humanismo – Ética – Inovação – Excelência no Atendimento.

A FAOSC possui sua sede situada na Avenida Brasil, S/N, Centro – Palmitos/SC. Sua dimensão espacial é de cerca 9.000 metros dividida em área construída e livre. A Instituição se prepara para expansão prevista no PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional no período de 2021 à 2025 com a implantação de novos cursos.