O Ensino Médio FAOSC apresenta duração de três anos e o objetivo é aprimorar os conhecimentos obtidos na Educação Infantil; Ensino Fundamental fase I e II, preparando para o mercado de trabalho. A FAOSC, considera que a idade média do estudante que ingressa e conclui o Ensino Médio se situa dos 15 aos 17 anos, neste sentido, os educandos estão aptos a tomada de decisão e a iniciar os preparativos para formação em nível superior e a definição da carreira a ser seguida. Sendo assim, a FAOSC busca através das aulas, despertar o movimento da criticidade, pesquisa e autoconhecimento frente às necessidades da sociedade e do mercado de trabalho.

Metodologia da FAOSC Ensino Médio parte do pressuposto que o 1º e 2º ano os estudantes são preparados e versados no autoconhecimento acadêmico, evidenciando vocacionalmente a carreira que desejam trilhar e, sob este espectro, possibilitar no 3º ano estudos intensificados para o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM e orientação de carreira.

O Ensino Médio FAOSC segue as orientação da Lei nº 13.415 de 16 de fevereiro de 2017 que altera aos princípios específicos da Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996 (LDB) art. 36º , que orienta as alterações: “ Art.36”. O currículo do ensino médio será composto pela Base Nacional Comum Curricular e por itinerários formativos, que deverão ser organizados por meio da oferta de diferentes arranjos curriculares, conforme a relevância para o contexto local e a possibilidade dos sistemas de ensino e, deste modo serão adotados na FAOSC as seguintes áreas:

I - linguagens e suas tecnologias;

II - matemática e suas tecnologias;

III - ciências da natureza e suas tecnologias;

IV - ciências humanas e sociais aplicadas;


A partir dos princípios adotados acima, segue-se as aulas respeitando:

a) demonstração prática;

b) experiência de trabalho supervisionado através de atividades de extensão e extracurriculares oportunizadas dentro e fora do ambiente escolar;

c) atividades de educação técnica oferecidas em outras instituições de ensino credenciadas e/ou conveniadas;

d) estudos realizados em instituições de ensino nacionais ou estrangeiras mediante convênio FAOSC;

e) cursos realizados por meio de educação a distância ou educação presencial mediada por tecnologias.


A FAOSC Ensino Médio, além das aulas curriculares desenvolve a flexibilidade de atividades através da perspectiva dos itinerários formativos, no qual foram criados os seguintes:


Orientação Vocacional

O Projeto de Orientação Vocacional visa dirigir os estudantes a partir da reflexividade e do processo de autoconhecimento a área de conhecimento pertinente ao perfil do educando e, orientando, a partir disto as possibilidades profissionais.

Linguagens (Inglês e Espanhol)

Linguagens no Ensino Médio se baseia no ensino do idioma Inglês e Espanhol com objetivo de estimular através do ensino e de projetos práticos o bilinguismo cultural.

Linguagens e suas Tecnologias

Linguagem e suas Tecnologias trabalha diretamente com uso de redes sociais, mídias e sistemas de pesquisa avançada. Orienta sobre o processo tecnológico e a criação dos cyber-sistemas de sociedade, trabalho e desenvolvimento.

Cyber-Matemática

Tecnologia e o uso da matemática, lógica e programação, entre outros conhecimento associados a lógica matemática e tecnologia geral.

Educação Ambiental

Os conhecimentos da Educação Ambiental se desenvolvem na FAOSC através de Projetos Interdisciplinares com os componentes curriculares, bem como ações de prevenção e recuperação ambiental.

Empreendedorismo e Sustentabilidade

O Colégio FAOSC no cumprimento de seu papel de contribuir com o desenvolvimento regional, inicia desde os primeiros anos escolares até o ensino médio os conceitos de empreendedorismo e sustentabilidade empresarial para que os educandos criem e aprimorem a visão sobre negócios e crescimento econômico.

Educação Financeira

Através deste eixo, os educandos estarão em contato com projetos interdisciplinares que desenvolvem a Educação Financeira e a prática familiar e social, ênfase também na educação bancária.

Estimulação Psicopedagógica (Sala de atendimento)

O Projeto Estimulação Psicopedagógica compreende sala de atendimento com Psicopedagogo Institucional para contribuir na prevenção e superação de dificuldades de aprendizagem.

Artes Cênicas e Clown

Através da ciência das Artes Cênicas e Clown (arte do palhaço), o Ensino Médio FAOSC possibilita aos educandos desenvolver as habilidade discursivas através da melhora da oratória, retórica e superação de elementos inibidores da posição pública como timidez ou ansiedade em falar/comunicar-se em público.

Cinefilia no Ensino Médio

O projeto complementar denominado Cinefilia atua no desenvolvimento das habilidades semióticas dos Estudantes e do aprimoramento das ciências humanas, com vistas a estimular a sensibilidade através do Cinema e, despertando as habilidades para criação de vídeos amadores, bem com imagens, fotografias, entre outros.