Grupo de Comunicação e Autodesenvolvimento Docente – GRUCA
Apresentação:
- I. Assegurar a democratização e comunicação entre Direção Geral e Acadêmica e os Docentes Institucionais;
- II. Desenvolver planejamento de qualificação e aprimoramento docente, tanto em nível da qualidade de vida no trabalho, quanto a melhoria do clima organizacional e da disseminação da cultura do oficio docente com responsabilidade, excelência e auto superação;
- III. Participar/colaborar com a criação do Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI, no quesito docência;
- IV. Buscar convênios nacionais e internacionais para aprimoramento profissional (Pós-Graduação, Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado);
- V. Representar, dialogar e vincular o corpo docente aos órgãos de proteção do mundo do trabalho, bem como conveniar com o Sindicato Docente.
- VI. Compor o GRUCA somente com docentes de todos os níveis educacionais FAOSC, a partir de processo democrático ou por escolha coletiva.
Formato GRUCA:
O GRUCA apresenta o formato estrutural respeitando a dimensão institucional da FAOSC, ou seja, sua estrutura demanda pelo volume funcional, porém respeita-se a seguinte prerrogativa:
Nível | Dotação Docente | Composição GRUCA |
---|---|---|
Nível I | Até 50 Docentes | Até 03 integrantes: 1 – Coordenador + 02 integrantes |
Nível II | De 50 à 100 Docentes | Até 06 integrantes: 1 – Coordenador + 05 integrantes |
Nível III | Acima de 100 Docentes | Até 10 integrantes: 2 – Coordenadores + 08 integrantes |
O GRUCA tem seu exercício de até 02 (dois) anos, podendo ser a coordenação revezada pelos integrantes, podendo ser substituído por outro integrante mediante necessidade. Dentre as atribuições, o GRUCA atua em dois eixos:
a. Autodesenvolvimento: Organizar a Semana Pedagógica Integrativa FAOSC para Qualificação Docente; Mapear as fragilidades e necessidades do ofício docente e a partir disto desenvolver os cursos e convênios.
b. Bem-estar e qualidade de vida no trabalho: Criar ações de qualidade no trabalho, primando por técnicas holísticas (meditação, yoga e hatha-yoga, aroma terapia, etc.); campanhas vinculadas a saúde pública como: tabagismo, alcoolismo, DST, entre outros; eventos de comunicação interpessoal e relacionamento, como por exemplo superação de conflitos, oratória, retórica e voluntariado.