Apresentação:

A FAOSC no ano de 2021 implementa a partir do seu objetivo PDI de qualificar e ampliar a ação docente o Grupo de Comunicação e Autodesenvolvimento Docente – GRUCA. As mudanças e inovações requeridas pelas transformações em cunho pessoal e profissional oriundas dos efeitos da pandemia global, repercute na transformação digital e nas novas manifestações do ofício docente. Nesta prerrogativa o GRUCA foi criado através da Portaria 044/2021 para reconhecer as demandas da práxis docente em todos os níveis educacionais (Colégio, Graduação e Pós-Graduação) o posicionamento da FAOSC frente a melhoria da qualidade de vida no trabalho e o desenvolvimento do ofício docente.

A partir das considerações acima apresenta-se os Objetivos e Diretrizes para o desenvolvimento das atividades de bem-estar e autodesenvolvimento docente e o respeito intransigente ao ambiente de trabalho e a qualidade educacional:

  • I. Assegurar a democratização e comunicação entre Direção Geral e Acadêmica e os Docentes Institucionais;
  • II. Desenvolver planejamento de qualificação e aprimoramento docente, tanto em nível da qualidade de vida no trabalho, quanto a melhoria do clima organizacional e da disseminação da cultura do oficio docente com responsabilidade, excelência e auto superação;
  • III. Participar/colaborar com a criação do Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI, no quesito docência;
  • IV. Buscar convênios nacionais e internacionais para aprimoramento profissional (Pós-Graduação, Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado);
  • V. Representar, dialogar e vincular o corpo docente aos órgãos de proteção do mundo do trabalho, bem como conveniar com o Sindicato Docente.
  • VI. Compor o GRUCA somente com docentes de todos os níveis educacionais FAOSC, a partir de processo democrático ou por escolha coletiva. 

Formato GRUCA: 

O GRUCA apresenta o formato estrutural respeitando a dimensão institucional da FAOSC, ou seja, sua estrutura demanda pelo volume funcional, porém respeita-se a seguinte prerrogativa:

Nível
Dotação Docente

Composição GRUCA

Nível I
Até 50 Docentes
Até 03 integrantes: 1 – Coordenador + 02 integrantes
Nível II
De 50 à 100 Docentes
Até 06 integrantes: 1 – Coordenador + 05 integrantes
Nível III
Acima de 100 Docentes
Até 10 integrantes: 2 – Coordenadores + 08 integrantes

O GRUCA tem seu exercício de até 02 (dois) anos, podendo ser a coordenação revezada pelos integrantes, podendo ser substituído por outro integrante mediante necessidade. Dentre as atribuições, o GRUCA atua em dois eixos:

a. Autodesenvolvimento: Organizar a Semana Pedagógica Integrativa FAOSC para Qualificação Docente; Mapear as fragilidades e necessidades do ofício docente e a partir disto desenvolver os cursos e convênios.

b. Bem-estar e qualidade de vida no trabalho: Criar ações de qualidade no trabalho, primando por técnicas holísticas (meditação, yoga e hatha-yoga, aroma terapia, etc.); campanhas vinculadas a saúde pública como: tabagismo, alcoolismo, DST, entre outros; eventos de comunicação interpessoal e relacionamento, como por exemplo superação de conflitos, oratória, retórica e voluntariado.