A Portaria 038/2021 aprova a criação do Núcleo Institucional de Pesquisa (NIP), seguindo os princípios: 

I. O NIP da Faculdade FAOSC objetiva: a) Organizar processo de pesquisa nas unidades educacionais FAOSC; b) Sistematizar o processo de produção acadêmico-científico através da gestão das revistas Estudantis FAOSC: Revista acadêmica Spes e Caderno de Ensaios FAOSC; c) Articular os Grupos Estudantil de Pesquisa FAOSC; d) Coordenar o Ética e Comitê Aplicado à Pesquisa Institucional FAOSC; e) Organizar o Congresso Regional FAOSC.

II. O NIP é composto pelos Coordenadores de Curso de Graduação e Pós-Graduação FAOSC que atuarão de forma voluntária e sem contrapartida financeira para o crescimento estudantil em nível de pesquisa.

III. O NIP se organizará a partir das seguintes premissas:

 a. Anualmente o NIP escolherá dentre seus participantes 01 (um) presidente e 01 (substituto); 01 (um(a)) Secretário que serão incumbidos de organizar as pautas e atividades do NIP. A escolha será por consenso e disponibilidade dos participantes. Devendo ser adotado NIP individual para cada Unidade Educacional FAOSC.

 b. Semestralmente o NIP da Faculdade FAOSC deverá realizar encontro de qualificação em pesquisa e debate para deliberação de transformações ou mudanças nos procedimentos e/ou documentos institucionais de pesquisa como previsto no Art.4º, inciso “III” desta Portaria.

 c. O NIP fará um encontro semanal para deliberar ou problematizar situações envolvendo pesquisa na Unidade Educacional, sendo as reuniões marcadas por agenda e decisão do Núcleo, porém com a orientação que ocorra no período vespertino das 18h15 às 18h55m na sala específica criada para o NIP na Faculdade FAOSC.

d. O NIP pode eximir-se de algum encontro se jugar não necessário, bem como rearticular agenda conforme decisão do Núcleo.

e. O NIP responderá através do e-mail institucional:

f. Enquanto instância deliberativa, o NIP tem possibilidade de decisão que fica condicionado ao voto final da Direção Administrativa. Contudo, somente o acordo entre NIP e Direção Administrativa fomentam as decisões finais, não podendo ser tomadas medidas sem que ambos estejam em consenso. 

Cabe ao NIP enquanto função:

a) Organizar processo de pesquisa nas unidades educacionais FAOSC: Responsável por inovar o processo de pesquisa, propondo e articulando as exigências em nível de graduação e pós-graduação para execução de pesquisa e para o sistema de publicação de materiais, sendo vedado outras instâncias deliberativas que não sejam o NIP e a Direção Administrativa. 

b) Sistematizar o processo de produção acadêmico-científico através da gestão das revistas Estudantil FAOSC - Revista acadêmica Veritas e Caderno de Ensaios FAOSC: Responsável pelo Editorial das revistas Acadêmica e o Caderno de Ensaios, sendo de incumbência: i) verificação dos textos a serem publicados; ii) aprovação dos textos; devolução para ajustes aos autores; iii) rejeição dos textos para publicação mediante ficha de rejeição, entre outros elementos que se fizerem necessários a publicação.  

c) Articular os Grupos Estudantil de Pesquisa: Responsável por verificar e vistoriar os Grupos Estudantil de Pesquisa, sendo responsável também pela aprovação dos Projetos de Pesquisa Institucional sob a premissa de não ferir a dimensão da integridade física, emocional e ética dos pesquisadores, bem como do objeto de estudo e sua aplicação na realidade social. Ainda, é incumbido de realizar análise, aprovação e/ou propor soluções para demandas do GIP que não estejam contemplados nos artigos desta Portaria no prazo de 30 (trinta dias) do protocolo de solicitação, tomando como referência o encontro seguinte do NIP a solicitação, para assim realizar a deliberação e produção da resposta.  

d) Coordenar o Comitê de Ética aplicado à Pesquisa FAOSC: Responsável por criar o regimento do Comitê de Ética Aplicado à Pesquisa, preparando os integrantes para avaliação dos instrumentais de pesquisa realizados pelos estudantes de Graduação e Pós-Graduação na realidade com humanos, não-humanos, cientes ou não cientes, bem como pesquisa que envolvam a dimensão bioética e a integridade Institucional. 

e) Organizar o Congresso Regional FAOSC: Responsável por organizar a logística e o planejamento do Congresso a partir dos eixos Educação, Ciência e Tecnologia. E, com isto, convocar discentes e docentes para auxiliar de maneira voluntária.