GRUPO DE PESQUISA TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E ESTRATÉGIAS DE ENSINO

Identificação do Grupo

GRUPO DE PESQUISA TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E ESTRATÉGIAS DE ENSINO - GPTEE

LÍDERES:
Profa. Lucineide Orsolin
Profa. Ani Joseli. O. da Silva

E-mail: gptee@faosc.edu.br

ÁREA PREDOMINANTE:

TÉCNOLOGIA, INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO, ESTRATÉGIA DE ENSINO.

JUSTIFICATIVA

Um dos maiores desafios docente constitui-se nas estratégias de oportunizar aos educandos uma educação de qualidade por meio de metodologias diferencias, que não apenas utilizam novas tecnologias, mas que proporcionam um ambiente de ensino inovador, crítico, interativo, tecnológico em que as informações possam ser transformadas e conhecimento e que se adeque a realidade vivida na sociedade contemporânea. O estudo acerca das tecnologias de informação e comunicação e os processos ensino aprendizagem justifica-se pela necessidade de conhecer experiências inovadoras em relação ao auso de novas estratégias de ensino, proporcionadas pelas TICs e reconhecer formas que possam contribuir com os docentes que atuam com resistência ao novo e, alguns, a partir de uma concepção tradicional de educação.

OBJETIVOS

Reconhecer as Novas Tecnologia de Comunicação e Informação – TICs enquanto possibilidade de estratégias de ensino.

Pesquisar o processo ensino e aprendizagem a partir do uso de novas Tecnologias de Comunicação e Informação – TICs;

Problematizar a relação educação e novas tecnologias de ensino;

Reconceituar as metodologias ativas e observá-las como possíveis proposta de estratégias de ensino aprendizagem.


LINHAS DE PESQUISA

Educação e Novas Tecnologias.


CURSO DE GRADUAÇÃO VINCULADO: PEDAGOGIA












Planejamento e Cronograma

PLANEJAMENTO DO GRUPO

O grupo se propõe a manter encontros de socialização de estudos semanalmente nas terças-feiras. O primeiro encontro ocorre dia 11 de maio de 2021 com a definição do cronograma de estudos e as leituras necessárias.

Metodologia de trabalho:

a) leitura e conceituação;

b) socialização: debate e discussão do tema;

c) produção cientifica das reflexões;

d) registro em Dossiê do trabalho para publicação na Revista MERAKI ou CADERNO DE ENSAIOS ou outras sob encarte especial.



Detalhamento dos Participantes

Líder 1: Profa. Lucineide Orsolin: http://lattes.cnpq.br/0069623508097179
Líder 2: Profa. Ani J. O. da Silva

ACADÊMICOS PARTICIPANTES:

Estudantes do Curso de Pedagogia da FAOSC.