SAINT PATRICK’S DAY AT SCHOOL FAOSC

No dia 17 de março o Colégio FAOSC comemorou o dia de Saint Patrick. O St. Patrick’s Day é uma festa da cultura da Irlanda que se expandiu para vários países do mundo a partir da imigração irlandesa. O Saint Patrick’s Day acontece no dia 17 de março, data em que se lembra o aniversário de morte de São Patrício, o padroeiro do país europeu. Atualmente, esse é o maior e mais festejado feriado da Irlanda.

Segundo a historiografia geral, Saint Patrick’s foi sequestrado por piratas e vendido como escravo, trabalhou dessa maneira durante 6 anos, após isso fugiu para um mosteiro na França, tornando-se padre, bispo e mais tarde voltou para a Irlanda para ensinar a santíssima trindade ao povo irlandês que foi considerado na época como pagão. Tradicionalmente, São Patrício realizava suas visitas as comunidades usando um trevo de 3 folhas. Quando morreu no dia 17 de março, todos os irlandeses ficaram tristes e desolados, pois o carinho era grande para com ele e seus inúmeros feitos comunitários de fé, bondade e esperança.

Os irlandeses se caracterizam como uma cultura próspera na crença folclórica, no qual são símbolos: o Duende, guardião do arco íris, portador de um pote de ouro no final dele, associando diretamente ao dia de São Patrício. Por isso, estes símbolos são vistos nas ruas e usados pelas pessoas nas comemorações de Saint Patrick’s Day. Quanto a cor, verde, ela nos remete a bandeira irlandesa e por ser uma ilha, as plantações em seu território estão sempre verdes. No entanto que também é considerado como Dia do Verde. E, por ser um evento cultural de um país que tem a língua inglesa como língua materna, contextualizamos com nossos estudantes no estudo de línguas.

Segundo a BNCC (Documento que define as aprendizagens essenciais), conhecer diferentes patrimônios culturais, materiais e imateriais, difundidos na língua inglesa, com vistas ao exercício da fruição e da ampliação de perspectivas no contato com diferentes manifestações artístico-culturais. Com isso se mostra extremamente necessário a importância de aprender sobre a cultura de países que falam a língua inglesa. Dessa forma, trabalhamos a cultura irlandesa proporcionando um momento diferente e cheio de conhecimento aos estudantes do Colégio FAOSC.