FAOSC QUALIFICA OS DOCENTES PARA INOVAÇÃO NO ENSINO 2025

No reforço ao seu compromisso ético-pedagógico a FAOSC realizou no dia 08 de fevereiro capacitação para os Docentes, com objetivo de motivar e estimular novas práticas educativas em sala de aula que contemplem a relação entre teoria e prática.

Objetivo da qualificação foi atingido através da palestra do Prof. Dr. Eduardo Toledo Martins com o tema “Lifelong Learnig” com base nas metodologias ativas, em específico PBL.

Com base na palestra, os Docentes FAOSC compreenderam o conceito e prática do Lifelong Learning  que em sua tradução livre, significa “aprendizado ao longo da vida”. A base deste conceito valoriza a educação continuada, ou seja, aprender ocorre o tempo todo, assim como durante toda vida, sem a preocupação de um período curto da vida.

Através da concepção de Lifelong Learning, encontramos a perspectiva da aprendizagem baseada em projetos, a chamada “Project Based Learning (PBL)”, que se desenha como metodologia ativa de ensino superior que propõe a atividade prática como ferramenta. Deste modo, os docentes ao invés de explicar todos os detalhes de uma atividade, o acadêmico é convidado a participar de ações reais para o desenvolvimento da competência a ser trabalhada na formação da profissão escolhida.

No ato, os docentes da faculdade puderam realizar práticas da visão projeto x problema, construindo ideias interdisciplinares e problematizando melhorias nas didáticas dos componentes curriculares.

Segundo a Direção Administrativa FAOSC, outras ações de qualificação docente deverão ocorrer durante o ano letivo 2025, contando em algumas situações com a participação dos acadêmicos.