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FAOSC QUALIFICA OS DOCENTES PARA INOVAÇÃO NO ENSINO 2025
No reforço ao seu compromisso
ético-pedagógico a FAOSC realizou no dia 08 de fevereiro capacitação para os
Docentes, com objetivo de motivar e estimular novas práticas educativas em sala
de aula que contemplem a relação entre teoria e prática.
Objetivo da qualificação foi
atingido através da palestra do Prof. Dr. Eduardo Toledo Martins com o tema “Lifelong
Learnig” com base nas metodologias ativas, em específico PBL.
Com base na palestra, os Docentes
FAOSC compreenderam o conceito e prática do Lifelong Learning que em sua tradução livre, significa “aprendizado
ao longo da vida”. A base deste conceito valoriza a educação continuada, ou
seja, aprender ocorre o tempo todo, assim como durante toda vida, sem a preocupação
de um período curto da vida.
Através da concepção de Lifelong
Learning, encontramos a perspectiva da aprendizagem baseada em projetos, a
chamada “Project Based Learning (PBL)”, que se desenha como metodologia
ativa de ensino superior que propõe a atividade prática como ferramenta. Deste
modo, os docentes ao invés de explicar todos os detalhes de uma atividade, o acadêmico
é convidado a participar de ações reais para o desenvolvimento da competência a
ser trabalhada na formação da profissão escolhida.
No ato, os docentes da
faculdade puderam realizar práticas da visão projeto x problema, construindo
ideias interdisciplinares e problematizando melhorias nas didáticas dos
componentes curriculares.
Segundo a Direção Administrativa
FAOSC, outras ações de qualificação docente deverão ocorrer durante o ano
letivo 2025, contando em algumas situações com a participação dos acadêmicos.