COMPONENTE CURRICULAR DE JOGOS EMPRESA REALIZA ATIVIDADE QUE CONCILIA TEORIA E PRÁTICA NA FAOSC

Na noite desta segunda-feira, dia 04 de novembro de 2024, o curso de Administração FAOSC em seu compromisso com a excelência realizou evento de mateada como demonstração teórico-prática do curso que desenvolveu através do componente curricular de Jogos Empresa sob a gestão da Profa. Kênnya Lacerda Cardoso Ferreira e consultoria da coordenadora curso de ADM/FAOSC Profa. Daniela Berta Locatelli e do Prof. Junior Romanzini experiência teórico-prática sobre administração, empreendedorismo e captação de recursos.

O desafio de formar administradores se concentra em desenvolver as múltiplas habilidades necessárias, ou seja, habilidades humanas de lidar com pessoas, técnicas no processo operacional/financeiro e conceituais da administração que envolvem as teorias que sustentam a administração, além das atitudes necessárias para gerenciar.

Neste sentido, objetivo do componente curricular foi desafiar os estudantes a criar uma empresa que deveria ofertar um produto ou serviço real, contudo, não sem dinheiro em caixa para iniciar o empreendimento, logo os estudantes foram desafiados a criar formas de captar e encontrar investidores locais para o custeio da marca criada. Desafio foi estruturado em:

a) Criar uma empresa fictícia: Nome/Ramo; missão e uma visão geral (Objetivos, objetivos ESG, etc) – Neste aspecto surge a ‘Rainha do Mate’ distribuidora de erva mate;

b)  A partir da empresa criar:  cargos/funções, detalhando estas atividades. Ainda, a criação de vagas com cargos e salários, sistema de progressão e exigências para as vagas;

c) Criação do planejamento estratégico de pessoas e também de negócios.

d) Criação do produto e/ou serviço que deverá gerar lucro ao final dos jogos empresa;

e) Criação da campanha de captação de investidores e realizar a divulgação;

f) Criação do Termo de Investimento com o prazo de devolução do valor aos investidores;

g) Criação do fluxo de caixa para prestação de contas posterior;

h) Criação da marca e a comercialização interna do produto, ou seja, toda campanha e divulgação de marketing;

i) Levantamento dos custos de implantação do serviço escolhido se de fato fosse implantado (custos operacionais, tributárias e de investimento inicial – mini estudo de viabilidade);  

j) Ao final,  prestação de contas em sessão aberta a todos os investidores;

k) Aplicação da avaliação com os investidores sobre o desempenho da empresa considerando o peso de 1 a 10 (deverá ser produzido relatório);

l) Deverá ser aplicado também avaliação do serviço prestado (se for o caso) com os atendidos/clientes;

m) Ao final deverá ser zerado os valores emolumentários;

n) A criação da marca inclui: Redes sociais que mencionem os jogos empresas e o exercício técnico-lúdico de aprendizado, caracterizando como situação fictícia.

 

Como visto, o desafio possibilitou os estudantes vivenciarem o processo de criação e implementação empresarial. A experiência, como registra a Profa. Kênnya, possibilitou aos estudantes viverem as emoções e desafios da administração no atual cenário, logo, enriquecendo e encorajando novos processos de gestão empresarial.

 

Segundo a Coordenadora profa. Daniela, o componente Jogos Empresa é uma das ações que o curso promove, contudo, em 2025 novas surpresas serão criados para estimular a qualidade na formação dos futuros profissionais.