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COMPONENTE CURRICULAR DE JOGOS EMPRESA REALIZA ATIVIDADE QUE CONCILIA TEORIA E PRÁTICA NA FAOSC
Na noite desta segunda-feira,
dia 04 de novembro de 2024, o curso de
Administração FAOSC em seu compromisso com a excelência realizou evento de
mateada como demonstração teórico-prática do curso que desenvolveu através do
componente curricular de Jogos Empresa sob a gestão da Profa. Kênnya Lacerda
Cardoso Ferreira e consultoria da coordenadora curso de ADM/FAOSC Profa.
Daniela Berta Locatelli e do Prof. Junior Romanzini experiência teórico-prática
sobre administração, empreendedorismo e captação de recursos.
O desafio de formar administradores
se concentra em desenvolver as múltiplas habilidades necessárias, ou seja, habilidades
humanas de lidar com pessoas, técnicas no processo operacional/financeiro e conceituais
da administração que envolvem as teorias que sustentam a administração, além das
atitudes necessárias para gerenciar.
Neste sentido, objetivo do
componente curricular foi desafiar os estudantes a criar uma empresa que deveria
ofertar um produto ou serviço real, contudo, não sem dinheiro em caixa para
iniciar o empreendimento, logo os estudantes foram desafiados a criar formas de
captar e encontrar investidores locais para o custeio da marca criada. Desafio foi
estruturado em:
a) Criar uma empresa fictícia:
Nome/Ramo; missão e uma visão geral (Objetivos, objetivos ESG, etc) – Neste aspecto
surge a ‘Rainha do Mate’ distribuidora de erva mate;
b) A partir da empresa criar: cargos/funções, detalhando estas atividades. Ainda,
a criação de vagas com cargos e salários, sistema de progressão e exigências
para as vagas;
c) Criação do planejamento
estratégico de pessoas e também de negócios.
d) Criação do produto e/ou
serviço que deverá gerar lucro ao final dos jogos empresa;
e) Criação da campanha de
captação de investidores e realizar a divulgação;
f) Criação do Termo de Investimento
com o prazo de devolução do valor aos investidores;
g) Criação do fluxo de caixa para
prestação de contas posterior;
h) Criação da marca e a
comercialização interna do produto, ou seja, toda campanha e divulgação de
marketing;
i) Levantamento dos custos de
implantação do serviço escolhido se de fato fosse implantado (custos
operacionais, tributárias e de investimento inicial – mini estudo de
viabilidade);
j) Ao final, prestação de contas em sessão aberta a todos
os investidores;
k) Aplicação da avaliação com os
investidores sobre o desempenho da empresa considerando o peso de 1 a 10
(deverá ser produzido relatório);
l) Deverá ser aplicado também
avaliação do serviço prestado (se for o caso) com os atendidos/clientes;
m) Ao final deverá ser zerado os
valores emolumentários;
n) A criação da marca inclui:
Redes sociais que mencionem os jogos empresas e o exercício técnico-lúdico de
aprendizado, caracterizando como situação fictícia.
Como visto, o desafio
possibilitou os estudantes vivenciarem o processo de criação e implementação empresarial.
A experiência, como registra a Profa. Kênnya, possibilitou aos estudantes viverem
as emoções e desafios da administração no atual cenário, logo, enriquecendo e encorajando novos processos de gestão empresarial.
Segundo a Coordenadora profa.
Daniela, o componente Jogos Empresa é uma das ações que o curso promove,
contudo, em 2025 novas surpresas serão criados para estimular a qualidade na formação
dos futuros profissionais.