CURSO DE PEDAGOGIA RELACIONA TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL

A excelência profissional e o compromisso em formar educadores capacitados para intervir na realidade educacional com inovação e ética, é um compromisso da FAOSC assumido no curso de licenciatura em Pedagogia. Neste sentido, o curso passa por inovações desenvolvidas através da nova gestão da coordenadora de curso professora Rosilei Gurgel Ficagna.

Segundo a coordenadora formar pedagogos envolve prepará-los no âmbito teórico, mas conciliar as práticas e o planejamento para ensinar. Sendo assim, o processo de ensino do curso é baseado em práxis, ou seja, o constante movimento entre teorização e a dimensão da aplicação das práticas no cotidiano escolar.

Ainda, segundo a professora Rosilei, no curso de Pedagogia, a abordagem lúdica não só contribui para a compreensão de teorias educacionais, mas também para o aprimoramento de práticas pedagógicas voltadas para o ensino infantil e fundamental.

Ao integrar atividades lúdicas no curso, os professores em formação têm a oportunidade de vivenciar e refletir sobre a importância do jogo, da brincadeira e de outras práticas lúdicas no processo de aprendizagem infantil.  Essas experiências permitem que compreendam melhor como as crianças constroem o conhecimento de maneira natural e prazerosa.

Ao planejar aulas baseadas no lúdico, os pedagogos em formação aprendem a adaptar suas práticas aos diferentes contextos e necessidades dos alunos, valorizando a diversidade e promovendo o engajamento e a motivação dos estudantes, auxiliando na formação de educadores capazes de promover uma educação dinâmica, acessível e eficaz.

A FAOSC através da coordenação seleciona os docentes com as premissas citadas acima para que haja qualidade na formação dos futuros professores. As fotos registradas nesta matéria pertencem ao acervo dos componentes curriculares de ‘Fundamentos da Alfabetização’ com a Professora Mara Poersch e ‘Práticas Pedagógica e Contação de Histórias’ com a docente Professora Silvana Dalpizoll.