AULA MAGNA INTEGRADA FAOSC 2024/1º

A Faculdade do Oeste de Santa Catarina - FAOSC teve a satisfação em organizar Aula Magna Integrada dos cursos de pós-graduação, graduação, e técnico enquanto projeto institucional de acolhida e integração estudantil.

Aula Magna Integrada ocorreu no dia 28 de fevereiro de 2024 com o  TEMA: “Rompendo o Silêncio: Violência familiar, contra a mulher e as suas manifestações na realidade social!

O tema foi adotado em decorrência da complexidade social e do trabalho de excelência que vem sendo desenvolvido nesta área pela palestrante da noite. A metodologia de realização da Aula Magna Integrada foi presencial, e a presença dos estudantes registra através de sistema eletrônico - ‘Qr Code’.  Aula Magna foi realizada na Plenária da Câmara Municipal dos Vereadores de Palmitos

Na forma metodológica, Aula Magna Integrada FAOSC contou com palestra mediada. E, para mediar a discussão com a palestrante tivemos  a participação da  Sra Raquel Dacero, Psicologa e pedagoga  especializada em inclusão, psicopedagogia, avaliação psicológica  e neuropsicologia. Atua a 12 anos no campo dos CRAS e CREAS e atuou por 02 anos no Núcleo de Educação e Prevenção às Violências  na CRE de Palmitos. Uma Salva de Palmas.

E, a palestrante especial da Aula Magna Integrada foi  a Dra Mariana Helena Cassol, que é formada no campo do Direito e atua como Juíza de Direito em Palmitos e região. Destaca-se pelo trabalho na área forense e tem levado a discussão sobre violência até os espaços escolares e não-escolares através de palestras e intervenções.

Através da fala das participantes foi possível debater a violência em suas múltiplas manifestações na família, contra mulher e em outros espaços como institucionais, assédio moral, violência de gênero, entre outras. Os estudantes e comunidade puderam questionar e interagir com a palestrante e a mediadora. Segundo a Direção Acadêmica da Profa. Ani J. O.da Silva, a partir deste ano, a FAOSC irá buscar refletir sobre problemáticas atuais que incidem sobre a sociedade com vista a melhor a vivência e a convivência dos cidadãos.