MOCHILÃO DE ESTUDANTE 2022/1º: VIAGEM DE RECONHECIMENTO – CURITIBA/PR: BIOÉTICA E SUSTENTABILIDADE URBANA

No dia 15 à 17/07/2022 a FAOSC através do Programa ‘Mochilão de Estudante’ realizou viagem a cidade de Curitiba/PR com inscrição livre para os cursos de Graduação e Pós-Graduação. A viagem é organizada pela Instituição por intermédio de convênio com Hotéis, Empresas de Transporte, Restaurantes, Museus entre outros que possibilitam ao estudante FAOSC viajar com valor de despesa acessível.

            O Programa Mochilão de Estudante FAOSC é coordenado pelos Professores Junior Romanzini e Liliana Aigner. Segundo eles é relevante considerar a complexidade do processo educativo e as necessidades andragógicas da Educação Superior, logo,  a viagem de estudo se constitui como um instrumento educacional, a fim de possibilitar a vivência interpessoal dos acadêmicos, bem como a reflexão praxiológica do conteúdo trabalhado em sala de aula.  

            A escolha da cidade de Curitiba/PR ocorreu em decorrência direta da relação educacional com bioética e sustentabilidade desenvolvida nesta capital desde 1992. O reconhecimento de Curitiba enquanto cidade sustentável procede com o movimento Rio/92 e, desde de 2002, a cidade passa a ser considerada mundialmente engajada no respeito ao equilíbrio entre humanos e não-humanos, ou seja, homem-natureza.

            Os locais visitados foram: Centro Histórico e Cívico, Mercado Público, Jardim Botânico, Opera de Arame, Parque Tanguá, Bosque do Alemão, Praça Japão, Museu Oscar Niemayer, Santa Felicidade, Vinícola Durigan, Catedral Metropolitana, “Paço” da Liberdade, Rua XV de Novembro, Universidade Federal do Paraná, Tradicional Bar do Alemão, Passeio Público, Mesquita Árabe, Igrejas e Feira de Economia Solidária do Largo da Ordem, Shopping Muller e, por fim, passeio panorâmico pela cidade.  

            Segundo os coordenadores em 2022/2º haverá edição Mochilão POA e Mochilão SP, os estudantes devem buscar informações junto à Secretaria Acadêmica ou com os Coordenadores do Programa.