Nós utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Perfil Profissional e Mercado de Trabalho

O curso de Técnico em Enfermagem FAOSC é pensado a partir do aperfeiçoamento teórico e prático na intervenção nos múltiplos espaços de saúde. Assim, os saberes científicos estão na base da formação e, destas consolidar os saberes práticos necessários a realidade regional.

            O perfil esperado pelo curso Profissionalizante em Técnico em Enfermagem FOASC é baseado no desenvolvimento das seguintes habilidades:

·                     Realizar, sob a supervisão do Enfermeiro, cuidados integrais de enfermagem a indivíduos, família e grupos sociais vulneráveis ou não.

·                     Atuar na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação dos processos saúde-doença em todo o ciclo vital.

·                     Participar do planejamento e execução das ações de saúde junto à equipe multidisciplinar, considerando as normas de biossegurança, envolvendo curativos, administração de medicamentos e vacinas, nebulizações, banho de leito, cuidados pós-morte, mensuração antropométrica e verificação de sinais vitais.

·                     Preparar o paciente para os procedimentos de saúde.

·                     Participar de comissões de certificação de serviços de saúde, tais como núcleo de segurança do paciente, serviço de controle de infecção hospitalar, gestão da qualidade dos serviços prestados à população, gestão de riscos, comissões de ética de enfermagem, transplantes, óbitos e outros.

·                     Colaborar com o Enfermeiro em ações de comissões de certificação de serviços de saúde, tais como núcleo de segurança do paciente, serviço de controle de infecção hospitalar, gestão da qualidade dos serviços prestados à população, gestão de riscos, comissões de ética de enfermagem, transplantes, óbitos e outros.

O curso é caracterizado por ser Profissionalizante com atuação pensada ao nível técnico e, neste sentido, os conhecimentos fundamentais que serão ofertados serão:

·                     Conhecimentos das políticas públicas de saúde e compreensão de sua atuação profissional frente às diretrizes, princípios e estrutura organizacional do Sistema Único de Saúde (SUS).

·                     Conhecimentos e saberes relacionados aos princípios das técnicas aplicadas na área, sempre pautados numa postura humana e ética.

·                     Resolução de situações-problema, comunicação, trabalho em equipe e interdisciplinar, tecnologias da informação e da comunicação, gestão de conflitos e ética profissional.

·                     Organização e responsabilidade.

·                     Iniciativa social.

·                     Determinação e criatividade, buscando promover a humanização da assistência.

·                     Atualização e aperfeiçoamento profissional por meio da educação continuada.


A conclusão do Curso Técnico permitirá aos formados atuar nos seguintes espaços de saúde:

·                    Ambulatórios;

·                    Centros de Atenção Psicossociais;

·                    Centros de Diagnóstico por Imagem e Análises Clínicas;

·                    Clínicas;

·                    Consultórios;

·                    Consultórios na Rua;

·                    Cuidados Domiciliar;

·                    Hospitais;

·                    Indústria e Comércio em Serviços de Segurança do Trabalho;

·                    Instituições de Longa Permanência;

·                    Organizações Militares;

·                    Serviços de Urgências Móveis;

·                     Unidades Básicas de Saúde;

·                    Unidades de Pronto Atendimento.


Curso apresenta convênio com: Hospitais, Unidades de Saúde, Laboratórios e demais espaço de inovação em saúde para experiência prática real e estágios. 


Matriz Curricular

Consulte Coordenação.

Coordenação

A Coordenação de Curso é composto por um profissional graduado na área de Enfermagem que é responsável por organizar o processo de formação estudantil em concordância com as normas da legislação vigente. O Coordenador de curso organiza o calendário acadêmico do curso e articula os eventos e processos de teóricos e práticos, bem como a qualificação docente para melhorar o desempenho da formação dos estudantes FAOSC. Todas as questões relevantes ao curso são de incumbência deste profissional, bem como o Coordenador é a mediação entre Faculdade e o Estudante.

Coordenadora: Profa. Franciole Maria Bridi Mallamann

Email: coordenacao.tenf@faosc.edu.br

Síntese do curso

Modalidade: Presencial 
Carga Horária Total: 1.800 horas (aulas teóricas; práticas e estágios)
Campus: Palmitos/SC
Duração: Até 2,5 anos (4 semestres)
Horário das Aulas: Cronograma personalizado por turma.